LUZ PARA ARQUITETURA E EXPOGRAFIA: MUSEU BOULIEU

LUZ PARA ARQUITETURA E EXPOGRAFIA: MUSEU BOULIEU

Projeto de Iluminação arquitetônica e expositiva (exposição permanente) de Anna Turra para o Museu Boulieu, inaugurado na cidade de Ouro Preto/MG em abril de 2022, em edifício restaurado pelo Instituto Pedra, com projeto expositivo do Instituto em parceria com o arquiteto José Luiz Favaro.

Sobre o Museu:

O Museu Boulieu – Caminhos da Fé acolhe a coleção formada pelo casal Maria Helena e Jacques Boulieu. O acervo reúne peças provenientes de variadas regiões do mundo nas quais se projetou a cultura ibérica levada pelos navegadores e conquistadores portugueses e espanhóis. A arte barroca tem aqui uma síntese de sua expressão global.

Os territórios aonde chegaram os colonizadores, no entanto, já estavam habitados e havia pujantes e variadas culturas com organização, costumes e visões de mundo próprios. A arte barroca, então, se defrontou e penetrou nesse ambiente: na religiosidade e nas manifestações estéticas derivadas do projeto colonizador de dominação dos povos nativos, gerando expressões únicas, entre outros efeitos sociais e econômicos historicamente conhecidos.

Esse encontro de culturas, também marcado por conflitos, gerou novos caminhos, desde as Índias Orientais até as Ocidentais, de Calcutá, Bombaim e Goa ao México dos astecas e à Cusco dos incas, de Macau e do Japão às terras brasileiras do Atlântico Sul.

Em marfim e prata, em madeira e pedra, em terracota e couro, as obras de arte vistas no Museu Boulieu contam a história inaugurada pelas navegações de Vasco da Gama, Colombo e Cabral, história essa que adquiriu novas feições e significados durante os séculos.

Saiba mais no site: https://museuboulieu.org.br/

(ficha técnica completa abaixo)

 

Fotos: Nelson Kon/Acervo Instituto Pedra

Iluminação:

Projeto de Iluminação: Anna Turra

Equipe colaboradora: Aline Klimas e Cecilia Góes

Focalização/afinação: Anna Turra

Fornecedores: Lightsource e Stella

Ficha completa do Museu: