SOBRE

SOBRE

Anna Turra é arquiteta pela FAU-USP/SP e atua como lighting designer. Desenvolve projetos de iluminação cênica, expositiva e arquitetônica (luminotécnico) em estúdio próprio desde 2013. Além dos projetos, presta consultorias em iluminação residencial, comercial, para espaços de aula/ensaio e galerias de arte. Atua pontualmente como diretora de arte em set design e comunicação visual.

Alguns projetos realizados:

Em exposições: Projeto de iluminação para 3ª FRESTAS – Trienal de Artes, Sesc Sorocaba (2021); Projeto de iluminação para Nhe’e- Porã, no Museu da Língua Portuguesa (2022); Projeto de iluminação para o Museu Boulieu, em Ouro Preto/MG (exposição permanente, inaugurado em 2022); Projeto de iluminação para RAIO QUE O PARTA – ficções do Moderno no Brasil, realizada no Sesc 24 de Maio (2022); Projeto de Iluminação para Xilograffiti, no Sesc Consolação e Araraquara (2021-2022), bem como para Nada levarei quando morrer, aqueles que me devem cobrarei no inferno, Agora Somos Todxs Negrxs?, e MitoMotim, ambas realizadas no Galpão VB (Videobrasil, 2017-2018), para Arte-Veículo, realizada no Sesc Pompeia – curadoria de Ana Maria Maia (2018) e META-ARQUIVO: 1964-1985 – curadoria de Ana Pato, realizada no Sesc Belenzinho (2019), entre outras

Em iluminação de arquitetura: Projeto de iluminação para o Museu Boulieu, em Ouro Preto/MG, incluindo arquitetura e expositivo; Projeto de iluminação para sede paulista da galeria A Gentil Carioca; Projeto de Iluminação para restauro da Igreja São Francisco de Assis em Mariana/MG (em andamento); consultorias em iluminação para residências, salas de ensaio e espaços culturais.

Na música/shows: Direção de Arte e criação de Cenografia, Iluminação e Projeções do concerto multimídia Voos de Villa, com direção musical do maestro Gil Jardim e repertório de Heitor Villa-Lobos; Desenho de luz para turnê As Várias Pontas de Uma Estrela, de Gal Costa;  Desenho de luz para turnê Lágrimas no Mar, de Arnaldo Antunes e Vitor Araújo; Desenho de luz para a turnê Fogueira em Alto Mar, de Ana Carolina; Direção de Arte, iluminação, cenografia e vídeo-projeções na turnê A Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares, bem como Direção de Arte, cenografia e iluminação na turnê Deus é Mulher, da mesma intérprete; Desenho de luz e operação de luz nas turnês Disco, Já É, Ao vivo em Lisboa e RSTUVXZ, de Arnaldo Antunes; Criação de luz e operação de luz para Maria Bethânia no show Sucessos; Criação de luz para registro audiovisual e para turnê Síntese, do grupo 5 a Seco; Cenografia e desenho de luz para a turnê Quebra-Cabeça, de Bixiga70; Iluminação e vídeo-cenografia nas turnês Sou Suspeita Estou Sujeita Não Sou Santa e Amigos Imaginários, de Anelis Assumpção e na turnê Saudade, de Mallu Magalhães.

No teatro: destacam-se o Set Design (iluminação, cenografia e videodesign – em parceria com Camila Schmidt e Rogério Velloso) e Lighting Design premiado para Merlin e Arthur – um sonho de liberdade, com direção de Guilherme Leme Garcia; Lighting Design em Ninho, com Janaína Suaudeau e direção de Bruno Guida, Vídeo-cenografia em Ladies – Da inocência à crueldade, dirigido por Cristiane Paoli Quito, Cenografia em Bárbara, com Marisa Orth, dirigido por Bruno Guida e em A Domadora, de Paula Picarelli.

No cinema, Criação de luz para o álbum visual Síntese, de 5 a Seco (2018); Criação de luz cênica para a série/reality show Nasce Uma Rainha, produzido por Boutique Filmes e Netflix Brasil (2020); Criação de luz cênica para a série/reality show Match nas Estrelas, produzido por Sentimental Filme e Amazon Prime BR (2022 – em fase de finalização). No início do percurso profissional (2005-2008), atuou também como 1º assistente de montagem em longa-metragens e na direção e montagem de conteúdos audiovisuais independentes.

Prêmios

Premiada na 14º edição do Prêmio APTR de Teatro pela Iluminação em Merlin e Arthur – um sonho de liberdade (2019)

Indicada na categoria Especial do Prêmio Cesgranrio de Teatro 2019 pelo Set Design do mesmo espetáculo, desenvolvido com Camila Schmidt e Rogério Velloso.

Outras atividades

Em duo com o músico Guilherme Kastrup, circulou com a live performance audiovisual Amplitude no festival Live Cinema no Rio de Janeiro, no festival LPM 2015 e em residência artística no Pastificio Cerere, ambos em Roma (IT).

Criou materiais gráficos e identidade visual para Substância Filmes, Cia. Nova Dança 4, Instituto Serrapilheira,ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea, Arnaldo Antunes, Guilherme Arantes, 5 a Seco, Anelis Assumpção,  Ana Cañas, entre outros.

Educacional

Ministrou o curso de extensão Vídeo: Linguagem Múltipla na SP Escola de Teatro em 2013, a Oficina de Criação de Iluminação para o Coletivo C9 no Projeto Arrastão em 2017, módulo sobre Vídeo e Cinema Expandido no curso de Cenografia na EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas), em São Paulo, em 2018 e 2019, entre outras oficinas de criação em São Paulo (no Projeto Arrastão e CITA) e em Fortaleza (na Escola Porto Iracema das Artes e no programa de formação “Faz a Cena”, no Porto Dragão, em 2016, 2018 e 2021), bem como em formato online pelo ciclo de oficinas do Festival RecBeat em 2021.

Após graduação em Arquitetura e Urbanismo, cursou como aluna especial a disciplina Performance Audiovisual: Processos, Conceitos, História, com a Prof. Dra. Patricia Moran no programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP em 2017, bem como os workshops The Opaque Image, com Vladimir Miller no festival ImPulsTanz em Vienna em 2010, A Escrita na Cena, com Isabel Teixeira no SESC-SP em 2016, Processos criativos, com Márcio Abreu no CIT Ecum em 2017 e Arquitetura da Luz, no MIS/SP em 2011.

—-
english version (resumed):
Anna Turra is an architect and urbanist working as lighting designer. Running her own studio since 2013 with the development of lighting design for scenic creations, exhibitions and architectural projects. She also acts as art director for set design and visual communication. Developer of projects for stage (music, theatre, dance), audiovisual content, exhibitions (cultural institutions) and architecture. Her creations include those for Elza Soares, Gal Costa, Voos de Villa, Arnaldo Antunes, 5 a Seco, Merlin & Arthur musical theatre, Instituto Pedra (Boulieu Baroque Museum), Canoa Arquitetura, Associação Cultural Videobrasil, Sesc São Paulo, and more. Awarded for the Lighting Design in the play “Merlin & Arthur – um sonho de liberdade” by 14th Prêmio APTR de Teatro. Graduated in Architecture and Urbanism at São Paulo University (FAU/USP-SP)